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Coinbase encerra Carteira Web3 e usuários perdem acesso a criptomoedas

O encerramento da Carteira Web3 pela Coinbase trouxe bastante preocupação para os usuários que, infelizmente, perderam acesso a seus fundos. Esse serviço foi descontinuado no dia 7 de julho. O principal problema é que a carteira funcionava com um modelo de custódia compartilhada, em que a própria Coinbase cuidava do armazenamento e controle das chaves privadas dos usuários.

Com a desativação do serviço, o acesso aos ativos mantidos nessas carteiras foi cortado. Ao contrário das carteiras de auto custódia, onde o usuário possui uma frase-semente (ou “seed phrase”) para recuperar o que têm, a Carteira Web3 da Coinbase não oferecia esse tipo de controle. Isso significa que, depois do dia 7, a empresa informou que não há como recuperar os ativos restantes.

Muitos usuários expressaram suas frustrações em comunidades online, como o Reddit. Vários relatos indicam que eles não sabiam que estavam utilizando uma carteira de custódia compartilhada e agora se deparam com a triste realidade de não conseguir acessar seus ativos. Outros também enfrentam dificuldades relacionadas à descontinuação do serviço.

Carteira acabou, mas problemas continuam

Após o término do serviço, alguns usuários perceberam que o endereço da Carteira Web3 ainda aparecia como “favorito” na interface da Coinbase. Isso acabou levando a transações equivocadas, nas quais fundos foram enviados para esse endereço, resultando em perdas.

Outra preocupação é com ativos que estavam em redes não suportadas pela carteira, como Arbitrum ou BSC. A interface da Coinbase não permitia a gestão desses ativos a partir da Carteira Web3 e, sem a frase-semente para exportar, os usuários não conseguiram resgatar seus fundos antes do encerramento do serviço.

Única forma de recuperar acesso

Os usuários que ainda tinham ativos na Carteira Web3 até o dia 7 de julho agora enfrentam opções muito limitadas para recuperar o que é deles. A Coinbase deixou claro que, devido ao sistema de custódia compartilhada, é praticamente impossível recuperar qualquer fundo perdido na carteira de criptomoedas.

A única exceção se aplica a quem ainda possui o dispositivo móvel original vinculado à Carteira Web3 e que fez a exportação da frase de recuperação antes do fim do serviço. Porém, é bem provável que apenas uma pequena parte dos usuários tenha seguido esse procedimento.

Para a maioria, infelizmente, os ativos digitais permanecerão bloqueados na blockchain, em endereços que não podem mais ser acessados. A descontinuação do serviço desativou a única forma que existia para recuperar os fundos.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

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